AControladoria-Geral da União (CGU) e a Sindicatura Geral da Nação Argentina firmaram, no dia 6 de agosto, importante Memorando de Entendimento fortalecendo a cooperação entre os países. A assinatura foi celebrada, de forma online, pelo secretário Federal de Controle Interno (SFC), Ronald da Silva Balbe, e pelo síndico Geral da Nação Argentina, Miguel Carlos Blanco.
O documento estabelece um quadro de colaboração técnica e acadêmica, com o objetivo de compartilhar experiências e promover a capacitação em áreas como controle fiscal, gestão pública e auditoria governamental. Entre as principais iniciativas, estão previstas trocas de informações, programas de formação, além da realização de pesquisas conjuntas.
O acordo, que tem a duração inicial de dois anos, poderá ser prorrogado, fortalecendo a parceria entre as duas nações no combate à corrupção e na melhoria da governança pública. Ambas as partes também poderão desenvolver publicações conjuntas e propor novos projetos de interesse mútuo ao longo da vigência do Memorando.
Essa assinatura marca mais um passo significativo na colaboração entre Brasil e Argentina, reforçando os laços de amizade e cooperação em prol da integridade e da transparência na administração pública.