Kátia Buzar
Empresas punidas pela prática de irregularidades em licitações, fraudes fiscais ou no cumprimento de contratos firmados com a administração pública, vão ter seus dados colocados à disposição no Cadastro de Empresas Inidôneas e Sancionadas (Ceis) e pode ser acessado no Portal da Transparência no site da Controladoria-Geral da União (CGU) a partir de hoje (9), por ocasião da comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção.
"O Brasil está fazendo um esforço gigantesco no combate à corrupção, tem evoluido positivamente nos últimos 20 anos nessa luta, vem ocorrendo um aperfeiçoamento dos mecanismos no Estado brasileiro desde a Constituição de 1988", disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, em entrevista coletiva no evento.
"Fazer uma avaliação sobre o critério da transparência é uma visão unilateral. Não é um pârametro para nós avaliarmos o nosso trabalho, a menos que eles comecem a publicar também quais os países que mais estigam, mais promovem e mais inoculam a corrupção nos países emergentes”, disse, ainda, o ministro da Justiça sobre quinto lugar no ranking, segundo critério da Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional.
"Combate à corrupção tem tudo a ver com Direitos Humanos", afirmou o Advogado-Geral da União, ministro José Antônio Dias Tofoli. "Pelo quinto ano consecutivo estamos comemorando este dia tão importante [9 de dezembro], esta data foi uma sugestão da delegação brasileira em Viena [lá estavam 140 países], não foi à toa que ela foi pensada para cair justamente às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para que as pessoas pudessem refletir sobre o impacto da corrupção na vida dos cidadãos".