A Receita libera amanhã, a partir das 9h, a consulta ao sétimo lote de restituições do Imposto de Renda deste ano. Os contribuintes que não estiverem nele -e em nenhum dos anteriores- tiveram as declarações retidas pela malha fina.
Pela legislação, a Receita tem até cinco anos para processar a declaração deste ano e devolver o dinheiro ao contribuinte. Esse prazo começa a ser contado no dia 1º de janeiro de 2009.
Se tiver a declaração retida pela malha, o contribuinte pode tomar a dianteira em vez de ficar esperando a Receita convocá-lo para esclarecimentos.
O primeiro passo é saber o motivo que levou a declaração para a malha. Para isso, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e clicar em "IRPF - Consulta declarações entregues e restituição". É preciso ter os números do CPF e do recibo da declaração.
Ao entrar em "IRPF - Extrato Simplificado do Processamento", o contribuinte saberá o motivo que levou a declaração para a malha. Na maioria dos casos, a retificação da declaração resolve o problema.
Se a retificação resolver o problema, o contribuinte receberá a restituição em pouco tempo, nos lotes residuais que serão liberados a partir de 15 de janeiro de 2009. Se houver algum problema mais grave, não informado pelo site, o contribuinte terá de aguardar uma notificação da Receita para prestar esclarecimentos.