Com a chegada do fim de ano está chegando o período das empresas realizarem seus encontros para confraternização. São as chamadas festas de final de ano ou ‘festa da firma’, como alguns brincam. Hora de confraternizar e comemorar os resultados obtidos e renovar relações para o próximo ano.
Contudo, são muitas as dúvidas sobre como se comportar em tais eventos – que nada a ver com as festas comuns. Existem casos de erros de postura nesses eventos que ocasionam sérios problemas profissionais para as pessoas no futuro. Existindo até mesmo casos de que posturas erradas sejam fatores determinantes para uma demissão.
“É comum que as pessoas extravasem nesses tipos de eventos. Conforme nos aproximamos do fim do ano, um período em que muitos refletem sobre suas realizações anuais e estabelecem novas metas, é natural que surjam sentimentos conflitantes. Enquanto alguns encontram felicidade e satisfação, outros podem sentir-se insatisfeitos. Daí a mistura de confraternização, a chance de extravasar e, em alguns casos, a mistura com álcool, o que leva muitos a ações impensadas”, analisa Dr. Vicente Beraldi Freitas, médico e consultor em saúde da Moema Assessoria em Medicina e Segurança do Trabalho.
Para ele, é sempre importante que as pessoas tenham em mente que haverá um amanhã, e que se estabeleça limites a serem seguidos. Mas, em caso de excessos e problemas, é também necessário buscar não se desesperar e ter calma e clareza para reverter a impressão negativa passada, quando possível.
Outro ponto é a situação contrária, sendo que a pessoa pode utilizar dessa oportunidade para passar uma boa impressão para a empresa. Isso muitas vezes pode até mesmo abrir caminho para crescimento profissional, quando se tem um destaque positivo.
“A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e conclui mais um ano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos networking, no qual há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos”, reflete Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.
A seguir, o consultor lista 10 dicas para não perder a compostura nas festas de fim de ano: