Com a pandemia de COVID-19 redefinindo os padrões de trabalho em todo o mundo, a América Latina não ficou para trás nas transformações. Segundo o relatório People Latam Report, desenvolvido pela plataforma corporativa de idiomas Nulinga, 86,4% das empresas latino americanas mantém o modelo híbrido ou totalmente remoto adotado no começo da pandemia. Enquanto isso, apenas 13,6% voltou ou nunca deixou de exigir dos colaboradores a presencialidade total.
A pesquisa, lançada no mês de agosto, também mostra que as empresas que preferem os modelos híbrido ou remoto são principalmente as de tecnologia. Cerca de 95% das empresas entrevistadas afirmaram que pretendem manter a modalidade de trabalho atual pelo menos pelos próximos 12 meses. Outro dado revelado pela pesquisa é que existe uma tendência clara de que empresas maiores, com mais de mil funcionários, têm menos probabilidade de serem totalmente remotas.
Com a pandemia de COVID-19 redefinindo os padrões de trabalho em todo o mundo, a América Latina não ficou para trás nas transformações. Segundo o relatório People Latam Report, desenvolvido pela plataforma corporativa de idiomas Nulinga, 86,4% das empresas latino americanas mantém o modelo híbrido ou totalmente remoto adotado no começo da pandemia. Enquanto isso, apenas 13,6% voltou ou nunca deixou de exigir dos colaboradores a presencialidade total.
A pesquisa, lançada no mês de agosto, também mostra que as empresas que preferem os modelos híbrido ou remoto são principalmente as de tecnologia. Cerca de 95% das empresas entrevistadas afirmaram que pretendem manter a modalidade de trabalho atual pelo menos pelos próximos 12 meses. Outro dado revelado pela pesquisa é que existe uma tendência clara de que empresas maiores, com mais de mil funcionários, têm menos probabilidade de serem totalmente remotas.
No caso das empresas que adotam a modalidade híbrida, menos de 10% dos funcionários têm um dia fixo para ir ao escritório e quase 60% delas ainda possui escritório próprio. Mais de 82% das empresas híbridas têm menos de 60% de seus funcionários presentes em um dia comum.
Para Martin Perri, CEO da startup responsável pelo relatório, o impacto do trabalho remoto nos espaços de trabalho ainda está evoluindo, porém, não é algo recente em sua metodologia de trabalho. “Minha inclinação ao trabalho remoto não começou com a pandemia. Na verdade, não é nada nova. Em 2014, na minha startup anterior, que acabou sendo vendida em 2018, oferecíamos três dias de home office por semana, algo totalmente revolucionário para a época”, conta.
A Nulinga, que atua com programas de idiomas online para empresas em toda a América Latina, foi criada no começo de 2020 e já nasceu totalmente remota e partidária da política “live and work from anywhere”.
Inclusive, segundo o relatório, a política de “trabalhar de qualquer lugar” está se tornando cada vez mais popular. Cerca de 36% das empresas oferecem aos seus funcionários a possibilidade de trabalhar em um local de sua escolha e 11% oferecem a possibilidade de trabalhar em outra cidade dentro do mesmo país.
Já entre as empresas que são totalmente remotas, cerca de 76% oferecem a política de trabalho de qualquer lugar e quase 13% oferecem a possibilidade de trabalhar em outra cidade dentro do mesmo país.
O People Latam Report é resultado de vários meses de investigação conduzida pela equipe de pesquisa da Nulinga com profissionais de toda a América Latina, complementado pela opinião de renomados representantes da área de RH de diferentes países da região. Além das tendências de modalidades de trabalho, o material abrange ainda uma ampla gama de temas, que incluem flexibilidade no trabalho, os desafios de capacitação e desenvolvimento nas empresas e o uso da tecnologia em RH.