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Sete dicas antes de abrir uma franquia

Os bons números das franquias não são sinônimo de que todas as novas terão sucesso

Começar um negócio próprio que já tem um histórico positivo e, com isso, minimizar os riscos de perdas financeiras é o principal motivo que leva futuros empresários a investir em uma franquia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), para garantir o sucesso desse modelo de negócio - em que uma empresa cede o direito de uso de sua marca mediante pagamento e fornece orientação para a gestão do novo empreendimento - é preciso analisar quesitos como perfil do franqueado (a pessoa que paga pelo uso da marca), do franqueador (aquele que cede a marca mediante pagamento), a capacidade de investimento e o mercado do novo negócio. 

De acordo com dados da ABF, o segmento de franquias no Brasil cresceu 16,9% em 2011, com faturamento de R$ 88,8 bilhões. O setor representou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011. Estudo da associação mostrou que o setor cresceu mais do que o esperado em decorrência do bom momento da economia nacional e do aumento de renda da população. Em 2012, a expectativa é que o crescimento fique em torno de 15%.

O número de unidades franqueadas aumentou 7,8% em 2011 em relação a 2010 e atingiu 93.098 unidades. No último ano, foram abertos 60,5 mil novos postos de trabalho e a previsão é que neste ano o setor concentre 913 mil empregos. Mas para o diretor executivo da associação, Ricardo Camargo, os bons números não são sinônimo de que toda nova franquia terá sucesso. Para ele, antes de adquirir uma franquia, o futuro empresário deve pesquisar sobre local, aptidão para o negócio e outros requisitos fundamentais para quem quer começar um negócio desse tipo.

Confira dicas para garantir o sucesso de uma franquia

Pesquise

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é preciso analisar detalhadamente cada oportunidade antes de se aventurar em uma franquia. A pesquisa deve se começar por uma avaliação sistemática e minuciosa dos dados da empresa franqueadora.

Entenda

De acordo com cartilha do Ministério, a primeira etapa antes de abrir uma franquia é conhecer todas as particularidades do modelo. Além disso, é preciso saber as leis, a jurisprudência (decisão dos tribunais a respeito do assunto), além de pesquisar casos de franquias de sucesso e outros de fracasso. 

Afinidade

Não adianta investir em um negócio para o qual não se tem aptidão, diz Borges. "Antes de definir o tipo de negócio é fundamental analisar o perfil do empresário, para saber qual franquia se encaixa melhor." A opinião é respaldada pelo consultor do Sebrae, José Carmo Vieira de Oliveira. "A pessoa não pode mentir para ela mesma. Tem que fazer uma análise minuciosa e tem que saber que precisa gostar de gente, pois vai lidar diariamente com um público diverso e com funcionários". 

Objetivos

Segundo dados da ABF, os contratos de franquia em geral são feitos para cinco anos, então, é preciso analisar se o candidato está preparado para se comprometer durante todo esse tempo.

Investimento

De acordo com Borges, para garantir o sucesso do empreendimento é preciso ter pelo menos 50% do capital necessário em dinheiro. "É o valor mínimo necessário para investir até que o retorno do valor investido", diz. Para as "microfranquias", por exemplo, é preciso ter pelo menos R$ 25 mil em dinheiro. O consultor do Sebrae garante que o capital de giro deve ser ainda maior. "É preciso ter capital para sustentar o negócio por pelo menos um ano, quando deve começar a dar retorno financeiro", diz.

Análise do mercado

"Atualmente, não é recomendado abrir um local que revela fotos ou uma locadora de CDs, que são empresas que devem sair do mercado por causa da tecnologia. Assim, é preciso analisar bem o setor para evitar surpresas", diz Borges. Segundo o ministério, essa análise inclui ainda a avaliação dos concorrentes e a definição do plano de expansão da franquia (quantas lojas devem ser abertas e em quais regiões).

Ponto comercial

Escolher o ponto comercial é fundamental, pois determina o tipo de público e, consequentemente, a fatia de mercado que se quer atingir. "É preciso verificar qual o tipo de cliente antes de escolher o local de instalar o negócio", conta o diretor. As empresas franqueadoras costumam oferecer esse tipo de serviço para garantir o bom aproveitamento do negócio.