Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.
Isso porque ele representou 25,3% do total de reclamações registradas pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), no ano passado, segundo os dados divulgados na última terça-feira (10).
A classificação do problema mostra o dano sofrido pelo consumidor no mercado de consumo em todo o Brasil.
Principais problemas
Em seguida, vieram os problemas com contrato, representando 10,2% do total, e referentes à garantia, 10%. Na tabela abaixo, é possível verificar os problemas mais reclamados pelos consumidores no ano de 2008:
Problema | Percentual de 2008 |
Cobrança indevida | 25,3% |
Contratos | 10,2% |
Garantia (abrangência, cobertura, etc) | 10% |
Dúvida sobre cobrança / valor / reajuste | 4,1% |
Produto entregue com danos / defeitos | 3,9% |
Calculo de prestação / taxa de juros | 3,4% |
Calculo de prestação em atraso | 3,2% |
Serviço não fornecido | 2,6% |
Não entrega / demora na entrega do produto | 2,3% |
Cartão de crédito e serviço de telefonia
Outros dados do Sindec revelam que, no ano em que se encerrou, o cartão de crédito foi o principal alvo de queixas dos consumidores.
Foram registradas 80,4 mil reclamações, o que representa 11,1% de um total de 724 mil demandas recebidas pelos Procons de 23 estados e do Distrito Federal. Em seguida, vieram as queixas contra os serviços de telefonia móvel, com 10,8%, e da fixa, com 10,3%.