Roberta de Matos Vilas Boas
A crise econômica também afetou o comportamento do consumidor que pretendia adquirir um telefone móvel e mudou os seus planos. Com menos dinheiro disponível e outras despesas competindo pela atenção das pessoas, elas deverão adiar a compra de um novo aparelho e continuar utilizando o que já possuem.
Segundo a consultoria IDC, a troca de aparelho deverá ser feita principalmente quando o antigo parar de funcionar definitivamente ou quando o contrato que o consumidor possui com a empresa terminar.
Vendas de celulares
Com isso, o mercado de telefones móveis não deverá escapar dos efeitos da crise no próximo ano. Em 2009, as vendas mundiais de celulares deverão apresentar uma queda de 1,9% em relação a 2008. Essa será a primeira queda do setor desde 2001.
Este ano ainda deverá apresentar resultados positivos para o setor, com um crescimento de 7,1% nas vendas. Mas, para a consultoria, nem os mercados emergentes poderão evitar um resultado negativo, pois o ritmo de crescimento nesses países tem diminuído.
Mas os resultados negativos do setor não deverão se prolongar muito, e em 2010, quando as medidas econômicas adotadas pelos governos já forem sentidas com mais intensidade, o mercado de celulares deverá voltar a crescer.