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Onde colocar a atenção do empreendedor: nos investidores ou no time?

*Por Pedro Signorelli

O desejo de qualquer empreendedor ao abrir uma empresa, independente da área, é que cresça rapidamente, sendo rentável e dando lucro o mais rápido possível. No entanto, o processo para que isso se torne realidade é bem mais difícil do que parece e exige bastante esforço dos envolvidos, sendo necessário saberem para onde devem destinar sua atenção.

Quando falamos de empresas brasileiras, devemos levar em consideração o cenário que nos cerca habitualmente: crises econômicas, juros altos, inflação e tantos outros fatores externos que fogem do nosso controle. A partir disso, vem o seguinte questionamento: como promover o crescimento saudável da minha organização?

Você pode estar se perguntando porque me refiro ao crescimento “saudável”. Com certos recursos, é possível sim investir e fazer com que a empresa tenha evoluções significativas a curto prazo, porém, é provável que o resultado não dure por muito tempo, representando um sucesso momentâneo, ou seja, depois você voltará à estaca zero.

Esse fato deixa bem claro que o crescimento não pode ser feito de qualquer jeito, sendo necessário realizar um trabalho estruturado para que a ascensão seja constante e que o seu negócio esteja pronto para evoluir, não dando passos maiores que a perna e não tendo mais prejuízos do que ganhos.

E por passos estruturados, não estou dizendo para fazer aquela apresentação linda em alto nível para o conselho e para os investidores, estou falando do dia-a-dia com o time que está executando. A atenção para os investidores são planos, números com estimativas de crescimento, enquanto a atenção para o time é sobre os resultados que precisam ser alcançados no curto prazo, e o que precisa ser feito para chegar até lá. E é esta segunda parte que vai fazer você chegar lá, não a primeira.

Por essa razão, os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados) -, podem ser muito úteis para trilhar esta jornada de crescimento saudável, já que dão foco e clareza para a gestão como um todo, o que vai permitir que os empreendedores compreendam cada vez mais a empresa, estruturando e monitorando os processos de forma adequada, sabendo o que estão fazendo, e destinando sua atenção para o que realmente importa.

A ferramenta também prevê ajustes frequentes no plano de execução de estratégia, o que vai permitir com que seu planejamento seja mais flexível e mais atual, e não lento como algo planejado para daqui a um ano. Por que isso é tão importante? Se acontecerem erros, o que é comum, você conseguirá recalcular a rota rapidamente, pois está aprendendo a navegar nesses mares e pode mudar a direção.

Além disso, é fundamental conhecer o mercado em que você deseja estar inserido e saber identificar o seu público-alvo, pois assim, será possível entregar serviços ou produtos com melhor direcionamento, garantindo a satisfação dos consumidores e conquistando uma possibilidade de fidelização.

É imprescindível contar com um diferencial, algo que chame a atenção das pessoas pela sua inovação. Porém, entregar um trabalho bem feito sempre é um fator que é levado em consideração, porque não adianta ter um diferencial e entregar com baixa qualidade, não vai ser suficiente.

Para isso, contar com colaboradores que saibam o que estão fazendo, não me refiro ao bit byte, mas como suas tarefas impactam a empresa, é de suma importância, afinal, um time unido - e que seja motivado por um bom líder - vai ser capaz de alavancar o negócio, pois irão se sentir engajados e serão comprometidos com o propósito.


Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/