As ferramentas de gestão estão disponíveis para serem utilizadas por qualquer um. Porém, para que seu uso dê certo, é preciso ter um conhecimento prévio de como fazer a implementação e, principalmente, de como utilizá-las da maneira correta. Recentemente, o que mais vejo são boas ferramentas não sendo aproveitadas por falta de entendimento.
Isso acontece com os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, que são muito mais que uma metodologia, são uma espécie de filosofia de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, através da transparência, foco e colaboração, para empresas de diferentes tamanhos, tipos e segmentos.
A ferramenta possibilita que a organização desenvolva capacidade maior de se adaptar às mudanças do mercado, e também passe a ter uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Muito mais do que propor uma gestão eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de transformação.
Várias empresas já utilizam os OKRs, no entanto, me pergunto se estão fazendo isso de forma correta na prática. A implementação da ferramenta é bem mais complexa do que se imagina, não passando simplesmente pela implementação de técnicas e processos, mas se baseando também em um terceiro pilar, que é a mudança de mentalidade.
Quando fazemos a implementação de OKRs em empresas, é importante termos em mente que é necessária uma mudança de mentalidade do time, que estava acostumado com uma maneira de trabalhar (hábitos, práticas, processos), mas que não se adequa mais ao mundo em que estamos vivendo hoje.
Cada empresa ou negócio tem particularidades, que devem ser aprimoradas para alcançar bons resultados com o uso da ferramenta. É por isso que, com a experiência adquirida, podemos acelerar a curva de aprendizagem, o que economiza tempo e agiliza o processo. A implementação de OKRs de forma incompleta pode torná-los obsoletos rapidamente.
Uma gestão baseada em OKRs olha para cada indivíduo e área da empresa como elementos que compõem o todo, o que ajuda a criar um sentimento de unidade e colaboração. Cada um dos colaboradores deve compreender a importância do seu papel dentro do modelo de negócio. Entender isso é fundamental para o sucesso da companhia de forma geral.
Além desse ponto, a ferramenta permite que sejam feitos ajustes constantes no plano de execução da estratégia, que é possível graças aos ciclos mais curtos de planejamento, geralmente de três meses. Isso dá uma maior tração para as mudanças necessárias na organização, permitindo assim eventuais correções de rota de forma mais rápida.
Neste sentido, o uso de um modelo de gestão com OKRs vai fazer com que a empresa seja mais eficaz em atingir seus objetivos, tendo colaboradores mais engajados e felizes, mas acima de tudo, vai proporcionar uma mudança cultural de crescimento constante muito importante para o seu negócio. Não por acaso, a ferramenta é usada por companhias globais como Google, Twitter, LinkedIn, Conta Azul, GoPro, Eventbrite, dentre outras.
Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/